sexta-feira, 30 de julho de 2010

Hidrate-se!

Aproveitando o post anterior, vou falar sobre hidratação durante a prática de exercícios físicos.






Ao realizarmos uma atividade física transpiramos bastante, principalmente nas estações mais quentes como o verão, e em média, perdemos de 1 a 2 litros de água por hora de exercício (variável de acordo com o indivíduo, do clima e da intensidade do exercício).






A desidratação antecede a sede provocando diminuição do volume plasmático e aumento da osmolaridade. A diminuição de água promove perda de peso, no entanto, a capacidade de hidrólise de lipídeos também é reduzida. Isto pode diminuir a disposição e comprometer o desempenho.




De acordo com o American College Of Sports Medicine - ACSM, a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deverá ser:



  • 2h antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos (mais ou menos 2 copos),
  • 10 a 20 minutos antes: 250 mL (1 copo),
  • durante: a cada 15 - 20 minutos, na quantidade de 180 - 250 ml
  • partir de 1 h de exercício: 600 - 1200 ml de líquidos por hora de atividade.


O carboidrato também é essencial como repositor energético e no retardo da fadiga. Alimentos ricos em carboidratos, como cereais integrais, cereais matinais, frutas e hortaliças fornecem energia aos músculos acionados. Apesar da água ajudar a acabar com muitos problemas de desidratação, estudos comprovam que uma mistura apropriada de líquido com carboidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta. Por este motivo devemos nos utilizar de bebidas esportivas quando o exercício for de longa duração ou alta intensidade.




Portanto, lembre-se: sede é sinal de desidratação... Antecipe-se a ela, BEBA MUITA ÁGUA DURANTE O DIA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário